Redes Sociais

library_books Notícia

O que é e como criar um Moodboard

O que é e como criar um Moodboard

13/07/2021

Moodboard, ou prancha de temperamento, é um painel que reúne referências visuais para projetos de arquitetura, entre outras áreas. Essa ferramenta é utilizada quando o profissional quer verificar a combinação dos materiais e trazer a identidade do cliente para o ambiente antes de finalizar o projeto.


Qual a finalidade do Moodboard?

Muitas vezes as palavras não bastam ou até mesmo faltam para que o cliente possa se expressar quanto ao que poderia representar um ambiente com a sua identidade, dessa forma o profissional pode utilizar o moodboard como uma ferramenta para reunir referências e compor os elementos.

Desta forma o cliente fica mais confiante com o resultado final do projeto, uma vez que bem apresentado, o moodboard pode evitar algumas alterações antes de executar o projeto.


Como fazer um Moodboard?

Um moodboard pode ser feito de forma analógica, com as peças e referências  montadas sobre uma mesa e apresentadas para seu cliente, mas se preferir você pode fazer um utilizando aplicativos como Morpholio ou Curator.

Definindo uma paleta de cores pode te ajudar bastante no processo de criação pois pode servir como um ponto de partida para as primeiras ideias.

Falando nas referências, este é o momento mais interessante de todo o processo de criação, deixe sua criatividade fluir para compor, uma dica legal é pedir para o seu cliente trazer algo que possa remeter a sua personalidade para poder compor.

O moodboard trata-se de um processo decisivo para o projeto, determinando a sua continuação, então não se preocupe se você levar bastante tempo para poder finalizá-lo. O que importa é apresentar um belo trabalho que agrade seu cliente.


Agora você está pronto para montar um moodboard bem legal!